AGENDE A SUA AVALIÇÃO!
A podoposturologia é a área da fisioterapia que estuda a relação entre as alterações posturais do corpo a partir da influência dos pés. É muito comum o paciente relatar queixas de dores ou desconfortos em joelhos, quadril, coluna lombar e até região cervical e sua causa ter uma relação direta com alterações na base de sustentação, ou seja, os pés.
Saber se o pé é pronado ou supinado é bom, mas saber o que está por trás daquela sua dor terrível no pé é muito melhor. Buscar entender as relações existentes entre as estratégias de movimento, os posicionamentos de cada segmento corporal, locais de tensões do tecido fascial e as características da dor, faz parte da nossa rotina no nosso Laboratório de Avaliação Biomecânica dos Pés.
Vários são os recursos que estão inseridos na nossa “Avaliação Biomecânica dos Pés” e que nos permitem obter muitas informações importantes acerca das necessidades específicas dos nossos pacientes. Inclusive, contribuindo com os demais colegas profissionais de saúde nos tratamentos de seus pacientes ou alunos.
BAROPODOMETRIA
É um exame que mensura as pressões nas plantas dos pés utilizando uma plataforma rica em sensores. A partir do mapeamento dessas pressões plantares é possível identificar pontos de pressão em excesso e correlacionar com as queixas do paciente, sugerindo dessa forma, uma melhor distribuição dessas pressões e mais equilíbrio biomecânico.
AVALIAÇÃO POSTURAL POR BIOFOTOGRAMETRIA
Com a Biofotogrametria é possível identificar assimetrias dos segmentos corporais, bem como compensações biomecânicas que mantem relação direta com a queixa do paciente. Esse recurso irá somar informações à nossa avaliação clínica, contribuindo grandemente com a escolha do recurso terapêutico mais indicado.
ANÁLISE DE MARCHA POR CINEMETRIA
É uma técnica semelhante à Biofotogrametria porém a avaliação do paciente ocorre de forma dinâmica, ou seja, ele estará fazendo uma caminhada, corrida ou algum movimento que está associado às queixas trazidas por ele. Dessa forma, a chance de identificar os padrões de movimentos compensatórios se torna alta e os melhores recursos terapêuticos serão escolhidos.
TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA
É um instrumento de análise não invasiva e não radioativa, capaz de analisar funções fisiológicas relacionadas com o controle da temperatura da pele. Realizamos a termografia nos pés dos nossos pacientes diabéticos, com o objetivo de identificar focos de possíveis futuras ulcerações e auxiliar no desenvolvimento de palmilhas específicas com alívios de pressões nos pontos necessários.
TESTES ESPECÍFICOS
Além de todos os recursos mencionados acima, também inserimos nosso olhar clínico de fisioterapeuta. Durante toda a “Avaliação Biomecânica dos Pés” buscamos investigar as causas das queixas que o paciente nos trouxe, lançando mão de uma boa anamnese e realização de testes clínicos indicados para cada caso.